Este é o segundo número da Revista Científica Aprender, uma iniciativa ao fomento da pesquisa e do desenvolvimento da autoria de pensamento dos alunos e professores da Fundação Aprender e da comunidade científica. Pensada e idealizada com o intuito de compartilhar discussões e pesquisas, o objetivo desta publicação é ampliar espaços de interlocução e saberes acadêmicos, nos quais Meio Ambiente, Direito e Educação são campos disciplinares de atenção, privilegiando áreas de estudos em que a atuação da Fundação Aprender é presente desde sua institucionalização.
No contexto do Meio Ambiente temos Rosangela Zampero que nos brinda com seu estudo sobre a água mineral, alertando que antes de ser tratada apenas como um mineral, deve ser vista como um recurso hídrico de primeira grandeza. Destaca a importância de uma gestão sistêmica de tal recurso, único modo, acredita a autora, para que seja possível perceber os seus potenciais. Após uma breve introdução, elabora uma história milenar das águas minerais e a seguir, trata da legislação brasileira, abordando de modo critico o Código das Águas Minerais. Adiante, situa a atual Proteção das Águas Subterrâneas, mostrando também a classificação das águas minerais, com suas características químicas gases e temperatura. Em sua conclusão, alerta sobre o gerenciamento das águas subterrâneas destacando a importância de uma análise de suas peculiaridades e a atenta participação de todos, de maneira mais responsável, sobre seu uso.
No campo do Direito, Djanira Helena de Andrade Coelho aborda a questão da acessibilidade no campo da justiça, com o seu artigo “Liminares e Insegurança Jurídica”. Elabora um conjunto de idéias sobre a segurança jurídica e defende as liminares como meio de harmonização de conflitos entre direitos fundamentais. Na Conclusão, afirma que o acesso à justiça deve ser efetivo e não apenas formal.
No campo da Educação duas contribuições. A primeira é de Júlia Eugênia Gonçalves, que elabora interessante artigo intitulado “A Pós-Modernidade e os desafios da educação na atualidade”, trazendo referenciais de grande valia às nossas percepções sobre o tema, relevante quando se pensa nos movimentos de pesquisas e atuações em educação no nosso tempo. Contextualizado, o artigo apresenta um interessante paralelo entre modernismo e pós-modernismo e aponta uma possível visão filosófica da pós-modernidade. A autora também demonstra que o pensamento pós-moderno faz com que formas de conhecer e de pensar o conhecimento não possam mais seguir a lógica mecanicista e determinista e, com isso, demonstra a influência da pós-modernidade na organização dos conhecimentos,discutindo, ainda, sobre o conceito pós-moderno de “transdisciplinaridade”, enfatizando que a educação pós-moderna deve objetivar compreender o novo em nosso tempo, visto que o mundo “exige do ser humano novas respostas”. A segunda contribuição no campo educacional é o artigo “Sentipensar: Novos Modos de Ser e Estar nas Escolas, nas Famílias e nas Instituições”, um artigo de minha autoria, oriundo de reflexões focadas nos desafios presentes na nossa contemporaneidade e em possíveis alternativas para seus enfrentamentos, colocando em destaque os facilitadores movimentos possíveis da Psicopedagogia para nossas percepções sobre as demandas presentes nas famílias, nas escolas e nas instituições. Nós, da equipe da Fundação Aprender e do Conselho Editorial ficamos felizes com mais este número publicado e desejoso de que, nos próximos, possamos contar com a participação de nossos leitores, de alunos e professores da Fundação Aprender, além da comunidade acadêmica. A Revista Científica Aprender é uma iniciativa que pretende crescer e afirmar-se no cenário da produção e divulgação do conhecimento em nosso tempo. Até nosso próximo número!
Novembro de 2008,
Professor João Beauclair.
Editor.