Editorial

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Prezados leitores:

Esta é quarta edição da Revista Científica Aprender, uma iniciativa da Fundação Aprender para a divulgação em diferentes áreas e campos de atuação e produção de conhecimentos. Nós, do Conselho Editorial e da Equipe de Profissionais da Fundação Aprender estamos felizes por mais este número publicado e desejamos a participação, interação e divulgação de nossos alunos, professores, leitores e parceiros da Fundação Aprender, além da comunidade acadêmica em geral, para seguirmos crescendo no cenário da divulgação do conhecimento através da publicação desta revista virtual.

No âmbito das tecnologias, o artigo de Áderson Guimarães Pereira e Carlos Fernando de Araujo Jr, intitulado “Sistema de chuveiros automáticos”, elabora uma retrospectiva histórica da evolução do sistema e demonstra que desde sua invenção e correta aplicação, este é o melhor equipamento disponível, e que obteve maior êxito no combate aos incêndios em edificações e áreas de risco. Alerta, no entanto que este é um sistema que possui como função central realizar o primeiro combate ao incêndio, na sua fase inicial, para extingui-lo ou então controlá-lo até a chegada e a ação do Corpo de Bombeiros. Apresenta, ainda, a ideia de que o sistema também tem a função secundária de alertar os ocupantes da edificação ou da área de risco de um possível incêndio.

Sobre Meio Ambiente, Raimundo Nonato de Souza Bouth colabora nesta nova edição de nossa revista com o trabalho “A transversalidade da educação ambiental na grade curricular do ensino fundamental: uma alternativa na formação de cidadãos voltados ao desenvolvimento sustentável”, onde apresenta uma proposta de entendimento dos problemas e das características do ensino transversal da educação ambiental como alternativa ao desenvolvimento sustentável. Além disso, analisa metodologias aplicadas pelos docentes na elaboração de projetos ambientais.

No campo educacional, temos duas significativas contribuições. Primeiro, Emerson Luiz de Castro, no artigo “Psicopedagogia na Educação Superior: uma perspectiva de atuação no cotidiano acadêmico” colabora para novas percepções acerca das possibilidades de intervenção psicopedagógica na Educação Superior, apresentando peculiaridades deste nível de ensino ao abordar os conceitos de Andragogia e Psicoandragogia e propondo reflexões interessantes sobre a necessidade de inserção da Psicopedagogia na Educação Superior, objetivando o favorecimento de práticas educativas bem sucedidas nos espaços e tempos de aprendizagens acadêmicas.

Em seguida temos “Chegando mais cedo na escola: reflexões da Psicologia Educacional referente à Lei 11.274/06 que amplia o ensino fundamental para nove anos”, de Janete Leony Vitorino e Ilma Borges, um trabalho de análise da Lei nº 11.274, aprovada em 06 de fevereiro de 2006, que torna obrigatório o ensino fundamental para nove anos. Consideram as possíveis contribuições e implicações da Lei 11.274/06 para o desenvolvimento psicológico infantil e descrevem o seu histórico a partir de sua implementação e proposta para a educação infantil no Brasil e no estado de Santa Catarina. Além disso, identificam aspectos teórico-metodológicos relacionados ao desenvolvimento psicológico infantil presentes na Lei 11.274/06 e caracterizam o significado da terminologia “políticas públicas” e o papel da Psicologia no que diz respeito à sua inserção neste campo e a atuação profissional do psicólogo educacional.

Finalizando esta quarta edição de nossa revista, publicamos um texto de Psicanálise, “Sobre a sistematização e difusão do conhecimento psicanalítico em Freud”, artigo apresentado por Sílvio Memento Machado que resgata importantes elementos da história e dos esforços do criador da psicanálise, no sentido de organizar e difundir a sua teoria. Neste texto, o autor nos mostra como se deu a formação das primeiras sociedades psicanalíticas e sustenta que qualquer proposta de transmissão na Psicanálise só pode se manter com a abertura para o inconsciente, afirmando que Freud relegou toda e qualquer perspectiva burocrática ou de universalização.

Uma boa leitura a todos!

Um abraço repleto de fraternura para tod@s e até a próxima edição.

Maio de 2011,

Professor João Beauclair.

Editor da Revista Cientifica Aprender, Escritor, Arte-educador, Psicopedagogo, Mestre em Educação, Professor convidado por diversas instituições nacionais e internacionais para aulas em cursos de Pós-graduação nas áreas de Educação, Psicopedagogia e Saúde. Possui o DEA Diploma de Estudios Avanzados em Intervención Psicossocioeducativa (2008-2010) e é Doutorando em Intervenção Psicossocioeducativa pela Universidade de Vigo, Ourense, Galícia, Espanha. Membro do Conselho Editorial da Revista Reflexão e Ação, do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado da UNISC Universidade Santa Cruz do Sul. Conferencista e palestrante internacional sobre temas educacionais, motivacionais e psicopedagógicos em diversos eventos. Associado Titular da ABPp Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Homepage: http://www.profjoaobeauclair.net/

Contatos: joaobeauclair@yahoo.com.br ou joao.beauclair@gmail.com

Curriculum Lattes disponível no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/3331453713583083

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