Prezadas leitoras, prezados leitores:
A Revista Científica Aprender, uma iniciativa da Fundação Aprender de divulgação em diferentes campos e áreas de atuação e produção de conhecimentos, chega a sua quinta edição num momento especial para todos nós: a Fundação Aprender comemorou no dia 22 de outubro seus nove anos de existência e ininterruptas atividades. Nós, do Conselho Editorial e da Equipe de Profissionais da Fundação Aprender celebramos com alegria este momento.
Neste número, a Psicopedagoga Maria Del Carmen E. Ferreira colabora com o artigo “Ética na Família, na Educação e seus reflexos na vida em sociedade”, refletindo sobre a importância do ensino da Ética e as relações que cuidam do respeito como valor ético e moral importante de ser resgatado e debatido nos processos formais e informais de Educação, visando a sensibilizando de todos os atores sociais envolvidos na prática educativa.
“O brincar na educação infantil: jogos, brinquedos e brincadeiras – um olhar psicopedagógico, é o artigo Fabiane das Neves Fantacholi que analisa a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, numa perspectiva psicopedagógica. Elabora ideias sobre o significado do brincar, conceituando os principais termos designativos do ato de brincar, destacando a importância do universo lúdico na vida do ser humano, especialmente na infância.
“Inteligências Múltiplas – A teoria na prática da educação infantil”, das autoras Beatriz Prado Martins e Maria H. C. Pinheiro, investiga a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e propõe estratégias de ensino ao aprendizado desde os primeiros anos escolares, relembrando que a inteligência é a habilidade para resolver problemas ou criar produtos valorizados em um ou mais cenários culturais. Destaca, ainda, sobre a importância de se formar pessoas preparadas para pensar, para raciocinar e resolver problemas, num processo educativo estimulante, garantindo uma aprendizagem significativa e oferecendo estímulos ao desenvolvimento de todas as inteligências.
Marcelo Neri Belculfine e Renê Corrêa do Nascimento apresentam o artigo “Tecnologia em Gastronomia: Estudo exploratório dos cursos segundo seus atores”, tratando da oferta de graduação tecnológica em gastronomia, fornece um conjunto de ideias sobre as percepções sobre os envolvidos com cursos oferecidos em universidades paulistas, ressaltando a análise de suas propostas acadêmicas e os possíveis alinhamentos aos interesses da formação do futuro profissional em gastronomia.
Com esta diversidade de temas e abordagens, esperamos que nossos leitores sintam-se estimulados a exercerem suas autorias de pensamento e participem da seleção de artigos para os nossos próximos números.
Desejo uma boa leitura para todas e todos!
Um abraço repleto de fraternura para tod@s e até a próxima edição.
Novembro de 2011,
Professor João Beauclair.
Editor da Revista Cientifica Aprender, Escritor, Arte-educador, Psicopedagogo, Mestre em Educação, Professor convidado por diversas instituições nacionais e internacionais para aulas em cursos de Pós-graduação nas áreas de Educação, Psicopedagogia e Saúde. Possui o DEA Diploma de Estudios Avanzados em Intervención Psicossocioeducativa (2008-2010) e é Doutorando em Intervenção Psicossocioeducativa pela Universidade de Vigo, Ourense, Galícia, Espanha. Membro do Conselho Editorial da Revista Reflexão e Ação, do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado da UNISC Universidade Santa Cruz do Sul. Conferencista e palestrante internacional sobre temas educacionais, motivacionais e psicopedagógicos em diversos eventos. Associado Titular da ABPp Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Homepage: http://www.profjoaobeauclair.net/
Contatos: joaobeauclair@yahoo.com.br ou joao.beauclair@gmail.com
Curriculum Lattes disponível no seguinte link: http://lattes.cnpq.br/3331453713583083